Sobre o 'novo' Mega Drive da Tectoy..
Semana passada a Tectoy lançou um site com um tempo em contagem regressiva que, quando esgotado, revelaria seu “Mega Lançamento”, mas para isto, você tinhar que cadastrar seu email. Pois bem, antes mesmo da revelação final, já era praticamente certo de que se tratava de um “novo” Mega Drive, devido à diversas imagens e vídeos que a empresa foi divulgando no decorrer da semana. Mas mesmo assim, a curiosidade era grande para saber o que estava por vir! Bom, o tempo se encerrou nesta segunda-feira (31/10) e o console foi finalmente revelado!
Sobre o console
Vamos começar pelos pontos positivos. Como dito, trata-se de um novo Mega Drive, porém desta vez, com visual idêntico ao primeiro modelo e controle de 3 botões, entrada para cartuchos e cartão SD com 22 jogos licenciados já inclusos:
- Alex Kidd in the Enchanted Castle
- Alien Storm
- Altered Beast
- Arrow flash
- Bonanza Brothers
- Columns III
- Decap Attack
- E-Swat: City Under Seige
- Fatal Labyrinth
- Flicky
- Gain Ground
- Golden Axe
- Golden Axe 3
- Jewel Master
- Kid Chameleon
- Last Battle
- Out Runners
- SEGA Soccer
- Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
- Shinobi III: Return of the Ninja Master
- Sonic 3
- Turbo Outrun
Entretanto, segundo a própria Tectoy, será possível adicionar novos jogos ao cartão SD, mas é de responsabilidade do jogador a questão política de licenciamento do jogo, ou seja, você é o responsável pela pirataria! :)
Mas como nem tudo são flores, agora vem a parte chata! Infelizmente, o rumor de que o console iria ter saída HDMI não foi confirmado, decepcionando muita gente (eu inclusive)! O console terá apenas saída de vídeo composto (A/V) mesmo, pois segundo a fabricante, o valor para incluir este recurso, inviabilizaria o projeto e além disso, a grande maioria das TVs ainda possuem entrada A/V. Mas o que pode incomodar muita gente é que ao ligá-lo numa televisão moderna (LCD, Plasma, LED e 4K) a imagem não ficará legal e poderá ter muito input lag (atraso entre apertar o botão do controle e a ação na tela), o que não é nada bom!
Além disso, já tá explicíto que o console pode não ser compatível com todos os cartuchos originais da sua coleção, principalmente aqueles com chip especial como Virtua Racing e Sonic & Knucles, porque apesar de possuir entrada para cartuchos, o hardware interno não é o mesmo do console original, sendo dois processadores integrados em um único chip.
Especificações
Conexões
- Conexão para jogos em mini SD card - FAT32
- Vídeo composto PAL-M (RCA)
- Áudio estéreo (2x RCAs)
- Headphone com controle de volume 75mW por canal
- Fonte de alimentação interna 110/220V automática 0,75 Watts
Processadores (integrados em um single chip)
- CPU: 16 bits
- CPU: 8 bits
Memória integrada
- RAM sistema: 64KB
- RAM som: 8KB
- RAM vídeo: 64KB
- Resolução vídeo: 256x224 (SEGA Original)
- Paleta de 512 cores (64 cores simultâneas (15 por sprite de 8x8))
Efeitos de áudio
- 6 canais de modulação AM-FM
- 2 canais de PSG (cada canal com 3 geradores de onda quadrada e mais um de ruído branco)
- 1 canal analógico de 8 bits
Considerações finais
Acho legal da parte da Tectoy homenagear um console que fez um enorme sucesso no Brasil e que está prestes à completar 30 anos. Mas, assim como disse o pessoal do Vão Jogar!, não se sabe ao certo qual público a Tectoy quer atingir, pois para os mais nostalgicos e puristas, o console peca em várias incompatibilidades. E para quem estava esperando ter uma experiência de jogar com uma imagem decente nas televisões modernas, também ficou desamparado. Entretanto, por se tratar de um produto oficial Sega, é um belo item de coleção! :)
O console está em pré-venda no próprio site da Tectoy com o valor de R$ 399 (ou R$ 379,05 no boleto) e a previsão de lançamento é somente para Junho de 2017!